As vantagens do atendimento domiciliar especializado para gatos
- Danielle Paschoal do Prado
- 22 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2024

Algumas vezes os gatinhos podem acabar não recebendo atendimento veterinário quando precisam devido a dificuldades relacionadas ao deslocamento até a clínica veterinária, bem como a situações estressantes que podem acontecer durante o atendimento. Para evitar estes transtornos, os tutores podem optar pelo atendimento em domicílio, garantindo maior conforto na hora de cuidar da saúde de seus filhos ronronantes.
São algumas das principais vantagens do atendimento domiciliar especializado para gatos:
1. O gato em seu próprio ambiente
Uma das principais dificuldades na consulta de gatos em clínicas e hospitais veterinários é como o medo que o paciente sente por estar em um ambiente desconhecido pode interferir na avaliação, ou até impossibilitá-la. Em clínicas que não possuem técnicas catfriendly o gatinho pode até sofrer traumas decorrentes de contenções e abordagens agressivas. Estar em seu próprio ambiente reduz o medo e o estresse, tornando a consulta muito mais tranquila, principalmente se o veterinário utiliza técnicas catfriendly.
2. Menos estresse com transporte e espera na recepção
O estresse de levar o gatinho numa consulta já começa com a dificuldade de colocá-lo na caixa de transporte, pra depois ainda ter que “arrancá-lo” dessa caixa no consultório. O trajeto também é muito incômodo para o gato devido ao movimento do veículo, além da dificuldade para o tutor de carregar a caixa de transporte. A espera na recepção é cheia de barulhos e cheiros estranhos, principalmente em clínicas mistas que atendem cães e gatos.
3. Otimização do tempo e diminuição na alteração de rotina
O tutor também se beneficia com o atendimento em domicílio ao poupar tempo na logística de transporte do felino. Além disso, tanto a rotina do tutor quanto a do gatinho são menos impactadas quando a consulta acontece em seu próprio lar. Até mesmo a duração da visita pode ser mais flexível, favorecendo uma consulta mais completa realizada no tempo que for necessário e mais conveniente para todas as partes.
4. Menos fatores de risco
Estar em seu próprio ambiente favorece para que o animal fique mais tranquilo, evitando reações de agressividade e até possíveis fugas. Além disso, o atendimento domiciliar também evita o contato do felino com o ambiente da clínica, por onde passam diariamente diversos outros animais com inúmeras enfermidades, prevenindo assim um possível contágio e desenvolvimento de doenças.
5. Acesso e avaliação do ambiente
Na avaliação de felinos o ambiente onde ele vive deve sempre ser levado em consideração, pois gatos são animais que têm uma relação fundamental com seu território, e existem inúmeros fatores ambientais que podem ser a chave para um diagnóstico preciso. Conhecer a casa do paciente e seus contactantes, ver como ele vive, se alimenta, faz suas necessidades, brinca e descansa permite que o veterinário tenha informações cruciais para um tratamento adequado. Além disso, o tutor também tem acesso mais facilmente a documentos e elementos que podem ser importantes para a avaliação.
6. Maior proximidade entre veterinário, gato e tutor
Em algumas situações levar o gatinho para uma consulta em uma clínica veterinária pode resultar na quebra do vínculo entre paciente, tutor e veterinário caso o gatinho passe por situações traumáticas, seja durante o deslocamento ou durante o atendimento de fato. A segurança e a proximidade proporcionadas pela consulta domiciliar podem evitar essa quebra de vínculo ao favorecer o estreitamento desses laços na medida em que o gatinho e seu tutor confiam mais no médico veterinário.
E as desvantagens?
De fato existem algumas poucas desvantagens do antedimento domiciliar em relação ao atendimento diretamente na clínica veterinária:
• O gatinho tem mais possibilidade de esconderijos – mas é possível garantir que isso não ocorra no atendimento domiciliar, mantendo o paciente em um cômodo seguro onde ele possa ser atendido de maneira confortável, evitando que ele se esconda em locais inacessíveis.
• Alguns procedimentos só são possíveis em clínica ou hospitais, como cirurgias, sedação/anestesia, situações de emergência e internação.
Procedimentos que podem ser feitos em domicílio:
• Consultas clínicas (geral, pediátrica, geriátrica, check-up, especializadas, avaliação para atestado de saúde, etc), sempre com técnicas catfriendly;
• Avaliação e consultoria comportamental mais completa em razão do acesso ao ambiente;
• Avaliação física (pele, pelos, boca e dentes, temperatura, batimentos, peso, hidratação, escore corporal, etc);
• Coleta de exames (sangue, urina por cistocentese guiada, citologias, cultura, etc);
• Exames complementares (ultrassonografia, eco e eletrocardiograma);
• Protocolo vacinal;
• Teste de FIV/FeLV;
• Aplicação de soro e de medicamentos injetáveis, orais e tópicos;
• Cuidados pós-cirúrgicos, limpeza de feridas e troca de curativos;
• Corte de unhas e limpeza de ouvido.
_____
Ronronante Cuidados Felinos
Drª Danielle Prado | CRMV-BA 7357



