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ORIENTAÇÕES PARA O ATENDIMENTO EM DOMICÍLIO

 

Estamos muito felizes e ansiosas para conhecer seu filhote ronronante! O atendimento em domicílio permite que o gatinho seja avaliado em seu próprio ambiente, reduzindo o nível de estresse e possibilitando um atendimento mais individualizado.

 

Queremos que você e seu gatinho tenham uma experiência positiva, e para isso separamos algumas dicas importantes para garantir um atendimento tranquilo. Pedimos que leia este documento com atenção e, caso tenha alguma dúvida, estaremos disponíveis para esclarecimentos através de nosso whatsapp.

1. Preparando o gatinho e o ambiente para o atendimento em domicílio

Ambiente do atendimento

Costumamos dizer que o gato pode ser atendido onde ele preferir ficar, portanto não se preocupe em separar um local da casa para atendimento. Na maioria das vezes, preferimos atender os gatinhos no chão mesmo, pois eles acabam ficando mais à vontade e confortáveis.

Se o seu gatinho for do tipo que se esconde quando chega uma visita, recomendamos deixá-lo em um cômodo seguro e fechado antes de nossa chegada (um quarto ou escritório, por exemplo) para evitar que se esconda em algum local que não seja possível acessar. É importante que seja um cômodo que ele está acostumado e que fique confortável.

Não se preocupe em trazer o gatinho imediatamente para que possamos avaliar. Se for necessário, podemos ir até onde o gatinho está para que seja avaliado de forma mais tranquila.

Jejum alimentar

Durante a consulta clínica pode ser necessário a realização de exames de sangue para auxílio diagnóstico. Sendo assim, para evitar interferência nos exames, deixe seu gatinho em jejum alimentar de 8 horas (água liberada). Para filhotes ou pacientes com doenças crônicas, esse tempo pode ser reduzido. Se for o caso de seu gatinho, daremos uma nova instrução no momento da marcação da consulta. Sabemos que o jejum pode ser difícil, mas sempre levamos petiscos para compensar e conquistar os gatinhos!

2. Etapas do atendimento

Anamnese

Anamnese é a primeira etapa da consulta e consiste em uma conversa a respeito do histórico do gatinho e do motivo que o levou à consulta (sintomas que está apresentando). Neste momento, não se preocupe em pegar o seu gatinho para ser avaliado, pois primeiro vamos conversar para que nossa avaliação física seja direcionada para as alterações apresentadas.

 

Caso tenha exames ou receitas de medicamentos utilizados anteriormente, já deixe separado para que possamos avaliar e anexar à ficha de atendimento.

Avaliação física

A segunda etapa do atendimento é a avaliação física, que consiste em inspeção, palpação e monitoramento dos parâmetros vitais. Quem manda na ordem dessa avaliação são nossos queridos felinos que, com suas expressões e seu comportamento, vão nos guiando de acordo com a sua tolerância à manipulação.

Alguns gatinhos são mais tolerantes e permitem a avaliação física completa de uma só vez. Já outros gatinhos não gostam e, nesses casos, tudo é feito com bastante paciência, respeitando o tempo e individualidade deles.

Exames complementares

Algumas vezes pode ser necessário coletar exames complementaresm para auxilio diagnóstico ou para monitoramento de saúde. Podemos coletar em domicílio exames de sangue e amostras de pêlo ou de lesões de pele para investigação.

 

Em algumas situações podem ser necessários outros exames, como de imagem ou avaliação cardiológica. Nesses casos, trabalhamos com parceiros que também realizam esses exames em domicílio.

3. Tempo do atendimento

A consulta clínica leva em média 1 hora, e a consultoria comportamental pode demorar em média 1 hora e meia. Portanto, separe esse tempo para que possa estar totalmente presente e contribuir para a construção de um histórico de saúde detalhado.

Pelo menos um membro da família que convive, cuida e conhece bem o gatinho deverá estar presente durante o atendimento para responder as perguntas referências à saúde do paciente.

4. Técnicas Catfriendly

Em todos os atendimentos utilizamos técnicas catfriendly (ou “técnicas amigas do gato”), que têm como princípio respeitar o tempo e o limite de cada paciente. Portanto, para gatinhos que não toleram a manipulação necessária durante o atendimento veterinário, utilizaremos estratégias para minimizar o estresse e não gerar traumas.

Algumas dessas técnicas são:

  • Uso de alimentos ou petiscos como forma de distrair o gatinho durante o atendimento;

  • Toalhas ou mantinhas para auxiliar no posicionamento e avaliação física;

  • Interrupção do atendimento e reagendamento para continuidade da avaliação;

  • Prescrição de medicamentos prévios que agem no centro do medo e deixam o gatinho mais calmo.

 

Nosso objetivo é que o atendimento veterinário não seja traumático e, se for necessário interromper o atendimento para retornar em outro momento mais tranquilo, optaremos por isso, visando sempre o bem-estar do paciente felino.

4. Conclusão

Caso tenha alguma dúvida sobre o atendimento, pedimos que entre em contato através de nosso whatsapp, no número (71) 99158-0445. Para dúvidas relacionadas à saúde de seu gatinho, o momento da consulta é o ideal, pois poderemos avaliar presencialmente seu filho ronronante e direcionar o tratamento de forma adequada.

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