ORIENTAÇÕES SOBRE A
CONSULTORIA COMPORTAMENTAL
A consultoria comportamental tem por objetivo fazer uma avaliação minuciosa sobre os possíveis fatores que possam estar causando distúrbios de comportamento e criar estratégias para melhoria da qualidade de vida e bem-estar de toda família.
O objetivo é fornecer as ferramentas para o tutor promover transformação e bem-estar de seu gatinho, através de métodos científicos, embasados no estudo do comportamento felino e aplicados na rotina do lar.
Por que os gatos apresentam alterações comportamentais?
Felinos ancestrais: passavam boa parte do tempo caminhando, caçando pequenas presas e buscando abrigo contra predadores. Tinham alta atividade física e mental.
Domesticação: pouca ou nenhuma atividade física e mental, impossibilidade de executar comportamentos naturais da espécie.
A maioria dos problemas comportamentais ocorre por:
-
Falta de conhecimento sobre comportamento natural dos felinos;
-
Pouca ou nenhuma atividade física e mental;
-
Recursos escassos ou mal distribuídos;
-
Introdução de novos gatos de forma inadequada;
-
Doenças físicas que infl uenciam na sensação de segurança do gato.
Em quais problemas a consultoria comportamental pode ajudar?
-
Adaptação entre gatos;
-
Redução de confl itos entre gatos;
-
Xixi e/ou cocô em local inapropriado;
-
Reatividade contra humanos;
-
Auxílio em viagens ou mudanças;
-
Medo excessivo;
-
Ingestão de objetos;
-
Compulsão alimentar;
-
Auto-mutilação;
-
Doenças de trato urinário relacionadas à questões emocionais;
-
Fornecimento de ambiente domiciliar com todos os recursos necessários.
Como é realizada a consultoria comportamental?
É realizado um primeiro atendimento para analisar o comportamento do(s) gato(s), o ambiente e a rotina da casa.
Com base nas informações obtidas, será realizado um planejamento personalizado para oferecer o melhor suporte para cada gato e tutor.
Esse planejamento será enviado por whatsapp ou e-mail em formato de um documento em PDF em até 5 dias úteis após a realização da consulta.
Durante o primeiro atendimento, poderá ser solicitado exames de sangue ou imagem, além de consulta clínica presencial com veterinário de preferência do responsável para avaliação de parâmetros gerais do paciente e/ou descartar alterações físicas que podem estar causando problemas comportamentais.
Quem realiza a consultoria comportamental?
Todas as consultorias são realizadas pela médica veterinária Danielle Prado. Apaixonada por gatos desde a infância, tem formação em Medicina Veterinária e pós-graduação em Clínica Médica de Felinos. Possui formação complementar em Psiquiatria Felina, Medicina Felina Especial e Dietoterapia e Medicina Nutracêutica Felina. Em todos os atendimentos utiliza técnicas comprovadas cientifi camente em estudos e diretrizes internacionais atualizadas, além de conhecimentos adquiridos durante anos de experiência no atendimento exclusivo de felinos.
