A importância do atendimento Cat Friendly
- Danielle Paschoal do Prado
- 17 de fev. de 2024
- 2 min de leitura

Os gatos são animais adrenérgicos e podem responder de maneira exacerbada a situações que consideram como ameaçadoras. A primeira reação dos gatos é sempre fugir, porém quando estão encurralados ou sendo segurados podem acabar atacando como forma de defesa.
O médico veterinário especializado no atendimento de felinos respeita suas particularidades e conhece sua fisiologia - e se ele aplica as técnicas Cat Friendly, consegue identificar por meio da expressão corporal como o felino está encarando aquele momento e aplicar técnicas para minimizar o estresse durante o atendimento. Assim, se torna mais possível avaliar completamente o paciente, evitando alterações nos exames decorrentes do estresse e aumentando o sucesso no tratamento do gatinho.
Em clínicas de cão e gato, especialmente quando não há esse tipo de técnica no atendimento, o gato fica muito mais estressado e reativo: são pessoas desconhecidas, cheiros estranhos, manipulação excessiva... tudo isso pode fazer seu gatinho pensar que está sendo agredido e sentir muito medo, que é uma das piores sensações que existem. Além disso, em algumas situações as manipulações podem ser tão intensas que de fato ele chega a sentir dor durante o atendimento. Todo esse estresse pode até mesmo interferir no resultado dos exames.
Os gatinhos precisam receber atendimento veterinário e para isso é fundamental utilizar técnicas corretas para minimizar o estresse e garantir um atendimento de qualidade. Atendimento Cat Friendly não é frescura! É respeito pelos pacientes e pelos tutores, é minimizar traumas e melhorar as respostas aos tratamentos.
Não negligencie a saúde dos gatinhos por medo de como ele vai se comportar durante a consulta. Busque sempre profissionais que se atualizam e estão preparados para atender seus gatos da melhor maneira.
_____
Ronronante Cuidados Felinos
Drª Danielle Prado | CRMV-BA 7357



