top of page

As 3 regras básicas do substrato sanitário

  • Foto do escritor: Danielle Paschoal do Prado
    Danielle Paschoal do Prado
  • 16 de jan. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2024

ree

Você sabe quais são as características básicas que um substrato sanitário para gatos precisa ter para ser considerada adequada para uso, e o por quê?


1. GRÃOS FINOS

Os grãos grossos são desagradáveis para os gatos pisarem, podendo até mesmo machucar os coxins das patas, que são bem sensíveis. Os grãos mais finos, como argila ou mandioca, são mais confortáveis e o gato fica mais à vontade para usar a caixa de areia.


2. SEM PERFUME

Assim como não devemos dar banho estético nem passar perfume nos gatos, o mesmo se aplica à areia higiênica. Gatos têm olfato apurado, e o cheiro é algo importante para a identificação do seu território. O perfume na areia, além de ser irritante para eles, também interfere nesse processo natural de identificação olfativa.


3. FORMA TORRÃO

O xixi, quando contido em um torrão, evita que as partes limpas da areia fiquem sujas com aquela urina, aumentando sua durabilidade. Além disso, quando areia está muito suja, o gatinho fica mais desconfortável pra usar a caixa. Imagine-se no lugar dele: você gosta de usar um sanitário com xixi acumulado sem dar descarga? Não, né? É o mesmo para os gatinhos, que são animais extremamente limpos, e a urina acumulada numa areia que não forma torrão vai deixando eles cada dia mais incomodados!


Substratos que não seguem essas regras básicas podem contribuir para o desenvolvimento de alguns problemas comportamentais, como xixi e cocô fora da caixa, retenção de urina e fezes, ansiedade e conflito entre gatos, bem como problemas físicos, como constipação e cistite.


EXTRA: A areia de sílica é totalmente CONTRAINDICADA para uso na caixa dos gatos! Apesar de (infelizmente) ainda ser comercializada para esse uso, ela pode causar ou agravar problemas respiratórios nos gatos (e também em humanos!) por ser altamente irritante para as vias aéreas, além de não cumprir os requisitos básicos do substrato ideal.


Mas não basta ter um substrato bom, é necessário também ter caixas de tamanho adequado, em quantidade apropriada de acordo com o número de gatos na casa, e localizadas de forma estratégica. Falaremos mais sobre isso em breve!


_____

Ronronante Cuidados Felinos

Drª Danielle Prado | CRMV-BA 7357

 
 

© 2025 por Ronronante Cuidados Felinos.

bottom of page